domingo, 22 de abril de 2007

Rentabilidade Vs. Rendibilidade

Na última aula, surgiu uma dúvida relacionada com o uso das palavras rentabilidade e rendibilidade.

Confesso que, há uns anos atrás, estava bastante habituado a usar a palavra rentabilidade -que ainda é usada, frequentemente, em linguagem coloquial. A palavra rendibilidade aparece agora, com frequência, na literatura. Sempre as vi como constituindo sinónimos, não conseguindo identificar alterações substanciais em relação aos contextos em que são utilizadas.

Na sequência da dúvida, resolvi consultar o que diz a minha "bíblia" sobre vocábulos, o dicionário Houaiss. Transcrevo a entrada sobre rentabilidade:
Rentabilidade 1 qualidade do que é rentável 2 grau de êxito económico de uma empresa em relação ao capital nela aplicado 3 capacidade de produzir rendimento 3.1 JUR diz-se da possibilidade de obtenção de receitas em relação ao capital investido numa sociedade. ETIM rentável com o suf. -vél sob a f.rad. -bil(i)- + -dade, prov. adp. do ing. rentability;

Quanto à palavra rendibilidade, não consta do dicionário. Fui consultar a wikipedia, onde também não obtive melhores resultados.

Existem diversas entradas para a pesquisa da palavra rendibilidade. Honestamente, não consigo encontrar diferenças substanciais com o uso da palavra rentabilidade. Lancei a questão a um familiar meu, que sempre esteve ligado profissionalmente à área das Finanças. Espero que ajude a esclarecer esta questão.

7 comentários:

Anónimo disse...

Boa tarde,

Duvida foi entretanto esclarecida?

Obrigado,
Com os melhores cumprimentos,
EIG

Anónimo disse...

Boa noite,

procuro exactamente a definição de rendibilidade, como abordado neste artigo.

Caso tenha sido esclarecido entretanto agradeço que cooque aqui.

Obrigado,
RR

Pedro Lima disse...

Olá,

Rentabilidade ou Rendabilidade é o lucro efectivo, traduzido em números, que uma determinada empresa ou organização obtem.

Já a rendibilidade é definida como a taxa de sucesso, traduzida em percentagem, que essa mesma empresa ou organização adquire.

Isto por acaso é algo que foi abordado há pouco tempo numa aula de Organização e Estrutura da Empresa.

Cumprimentos,
Pedro Lima

Anónimo disse...

A génese da palavra é Rendibilidade! Rentabilidade é a evolução do estrangeirismo "renabilité". Ninguém irá preso ou será penalizado por usar ambas as palavras. Pessoalmente uso rendibilidade.

João M. disse...

Não há diferença absolutamente nenhuma entre os termos "rentabilidade" (o que eu uso nas minhas aulas, sempre usei e sempre usarei) de "rendibilidade". O 1.º é, segundo dizem, um galicismo, mas o uso consagrou a forma, ninguém fala em rendibilidade (o 2.º termo) a não ser alguns puristas de linguagem, seguindo a cartilha do falecido professor Caldeira Menezes.

Anónimo disse...

Sim, de facto existe diferença pois uma é linguagem económica e a outra é linguagem contabilística.

Rentabilidade diz respeito a aumentos patrimoniais de activos financeiros, por exemplo, uma aplicação financeira aumenta da valor é rentabilidade. Já rendibilidade diz respeito aos aumentos patrimoniais resultantes de activos fixos tangíveis, por exemplo, decorrente da venda de mercadorias ou aumento de produção de uma maquina.

Cumprimentos,
Miguel

Unknown disse...

A dúvida foi completamente sanada.

Obrigada
Saudações.
Eunice